O que é sublimação? Quais produtos usam sublimação?

O que é sublimação?

Apesar de ser um técnica muitíssimo utilizada no mercado, a aplicação de estampas pelo processo de sublimação parece ser desconhecida do grande público.

Você sabe o que é sublimação?

Procuramos neste texto responder de forma rápida e resumida para que você entenda e possa utilizar este processo de estamparia nas suas camisetas, canecas e muitos outros produtos, sabendo que terá uma estampa de qualidade garantida.

Segundo a física sublimação é a mudança do estado sólido para o estado gasoso e vice-versa, sem passar pelo estado líquido.

É exatamente este processo que torna a técnica de estamparia, também conhecida por sublimação, possível.

A tinta impressa no papel (sólido) passa para o estado gasoso com o calor da prensa térmica e, novamente, se solidifica nas fibras do produto estampado.

Sublimação – entenda o processo

 É um processo no qual a imagem é impressa em um papel próprio com uma tinta especial, a base de água, e este impresso é prensado sobre o tecido com alta temperatura, ocorrendo a transferência da tinta do papel para a camiseta de forma permanente.

A tinta no estado sólido no papel ao ser submetida ao calor se transforma em gás (sem passar pelo estado líquido) e imediatamente, sob o efeito da pressão se torna sólida de novo, desta vez sobre o tecido.

Esta técnica só é aplicável, de forma plena, sobre tecidos compostos  com 100% de poliéster, na cor  branco, para que a transferência ocorra com fidelidade de cores ou com o mínimo de 70% de poliéster, havendo nestes casos perda de vivacidade nas imagens, que pode ser em alguns casos um efeito desejável (impressão de estampa lavada). 

Saiba mais sobre os tecidos utilizados para produção de camisetas.

Sobre outras cores diferentes do branco, em tons claros, é possível aplicar a sublimação, observando que neste caso a cor estampada deverá ter contraste com o tecido para que seja visível, podendo ocorrer diferenças no resultado final, que exigirão testes e prova de cores para que se atinja resultado satisfatório.

Milhões de técnicas são desenvolvidas em vários países diferentes, elas podem ser mais caras ou baratas, com uma qualidade superior ou inferior, sendo ricas ou pobres em detalhes.

É na sublimação digital que encontramos muitos pontos positivos para as exigências das fábricas de estamparia.

Ela agiliza processos, torna viável a impressão de pequenas e grandes demandas e por um preço acessível, falando por si só o significado da palavra custo-benefício.

A diferença da sublimação digital para outras técnicas é que você consegue fazer peças exclusivas e únicas com um custo que não causa tanto impacto conforme o volume aumenta.

Fora isso a sublimação não exige uma estrutura grande para iniciar o processo.

Além do que tem opções de pequenos até grandes formatos para a área de impressão.

A sublimação moderna

Esse recurso é jovem, comparada a maioria das outras técnicas de estamparia.

De principio os únicos materiais necessários para realizar este tipo de procedimento de estamparia são:

  • uma impressora com cabeça de impressão própria para tintas à base de água;
  • prensa térmica apropriada (exige temperatura e pressão);
  • tintas e papel para sublimação digital;
  • e claro, o produto base da personalização (camiseta, caneca, boné, sacola).

O século XXI trouxe consigo a estamparia digital, uma nova e revolucionária ferramenta de moda, pois além de trazer várias plataformas onde o design pode criar e melhorar as estampas de todas as coleções, trouxe novos métodos de impressão.

Com o novo século, a evolução ocorreu exponencialmente criando-se novas facilidades e realizando muitos processos se tornarem digitais.

Através dessa nova ferramenta de impressão digital, a sublimação digital, permite que imagens de fotografia, paisagem, designs exclusivos, sejam impressos com uma gama muito grande de cores.

Com novas possibilidades de tecnologia de cabeças de impressão para os equipamentos, a definição da imagem também melhorou, a resolução é muito alta, tornando a impressão rica em detalhes, e fazendo com que os pixels sejam praticamente invisíveis a olho nu.

Tecnologia Nano na Sublimação

A tecnologia nano permite que a partícula de tinta seja quebrada em partes microscópicas e impossíveis de ver a olho nú, são tão pequenas que passam tranquilamente pelos nozzles da cabeça de impressão, não ocorrendo o entupimento.

A tecnologia cluster é aquela que faz com que todas as partículas de tinta sejam polidas exatamente iguais tendo sempre o mesmo tamanho e a mesma quantidade de tinta, fazendo assim que tenha fidelidade e estabilidade de cor e maior fluidez pois elas conseguem movimentar-se uniformemente.

Aplicações da sublimação na moda esportiva

O ramo de uniformes esportivos normalmente trabalha com sublimação digital pelas facilidades que oferece, pois pode-se ter uma peça exclusiva, com cores fortes e faz a modelagem que se quer.

A qualidade do material entregue e a facilidade nas ferramentas como trocar os dados (utilizando um software com este dispositivo) faz com que o ramo esportivo seja um dos que mais procuram a sublimação digital.

Todas essas características fazem da sublimação digital um ótimo investimento. São inúmeras as opções de trabalhos que podem ser feitos com ela, a vestimenta completa pode conter a sublimação digital e por isto vai desde a própria camiseta, a tênis ou caneca e muito mais. Onde você pode encontrar um negócio rentável e recompensador.

Onde fazer sublimação em Goiânia?

Se você precisa fazer sublimação de camisetas ou canecas em Goiânia pode procurar a Porto Sete Camisetas, que usa esta técnica na produção de diversos produtos personalizados, principalmente nas camisetas personalizadas para uso promocional e divulgação.

2 thoughts on “O que é sublimação? Quais produtos usam sublimação?

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.